Terça-feira, 21 de Outubro de 2008
Viva!
Tal como a ideia de fazer um jantar, a ideia de fazer um trabalho conjunto vai sendo falada, mas ninguém se chega à frente. Com o objectivo de forçar alguém a marcar um jantar numa destas quintas-feiras, decidi avançar com uma ideia de trabalho conjunto. E lancei-a no final da aula de ontem mesmo à porta do Amazónia. O Hotel encolheu os ombros e ouviu falar, para trabalho de grupo, de um “multisketch” de “fake-news” aproveitando o facto de o Daily Show ser eventualmente a referência mais consensual entre nós.

Propus logo ali, usar o formato telejornal como fio condutor de um conjunto de sketchs para os quais todos podemos trabalhar e participar. Os presentes à porta do Amazónia concluíram que seria melhor fazer uma coisa intemporal. Há muitas hipóteses, já em casa, lembrei-me de uma, que é a de fazer um noticiário especial de fim de ano, fazendo uma pequena retrospectiva/retrato do ano, podendo usar assim qualquer notícia de 2008, que nos apeteça. E que bom que foi este ano de 2008! Hã?!

Entusiasmei-me com a coisa e pus-me a pensar nela. Devíamos acertar uma estrutura, definir os sketchs e distribuir trabalho. Na escrita, para além dos sketchs com guião colectivo, pode haver sketchs de guião de uma só pessoa ou de grupos de pessoas. Na execução, há o trabalho de actor que também deve ser definido e o trabalho de produção e gravação que terá também de ser dividido. Antes de arrancarmos para a coisa seria importante saber se as PF nos podem ajudar e em quê, para de seguida tentarmos entre nós encontrar tudo o que é necessário para fazer isto (locais, material de gravação e edição, adereços e fé).

Lanço já para discussão elementos para uma eventual estrutura:
Genérico
Apresentação e teaser (tipo abertura do Colbert Report)
Momento de pequenas notícias/piadas curtas
Intervalo com teasers de sketchs
Notícias com reportagem (exterior ou com imagens externas)
Debate sobre um tema com convidados
Rubrica temática
Final
Genérico final

Parece-me que uma coisa destas deve ter no máximo 15 minutos que já é um tempo exagerado para Internet. Mas se nós nos acharmos os maiores pudemos fazer 25 minutos e usá-lo como piloto para uma televisão ou como tesouro deprimente para um futuro próximo.

Parece-me que cada sketch deve ter um responsável apesar de outros puderem (irresponsavelmente) participar na escrita, na interpretação, etc. A realização, a edição e a produção também deviam ter responsáveis. E também irresponsáveis.

Eu estou disposto a fazer trabalho de irresponsável, perdão, de escrita, realização e edição. Posso responsabilizar-me por algum sketch ou pelos trabalhos de realização ou edição. Se for preciso fazer figuração (deve calhar a todos) também posso fazer.

Que dizem? Acham possível? Que acham da ideia do retrato de 2008? Que é que vocês estão dispostos a fazer e no que é que se podiam responsabilizar? E acima de tudo, quem é que marca o jantar?


publicado por João Silva às 02:01 | link do post | comentar | favorito

11 comentários:
De guifonseca a 21 de Outubro de 2008 às 02:41
Mário, eu adoro a ideia. Disse nesse mesmo encontro à porta do Amazónia e volto a repeti-lo premindo com displicência o meu teclado: "Estou totalmente contigo!". A estrutura parece-me como base, mas podemos acerta-la ao pormenor todos juntos.

A ideia do apanhado de 2008. Seria um programa para passar em Dezembro? Se assim fosse podíamos fazer uma coisa maior. Mais tempo de programa porque temos mais tempo de preparação. Que achas? 15 minutos para resumir tanto "cócó" que aconteceu em 2008 parece pouco.

Defendo uma reunião entre todos. Com jantar antes incluido, mas separo as águas porque num restaurante todos juntos com comida pelo meio não vamos conseguir discutir nada a sério. Comíamos descansados (posávamos para o quadro que um Leonardo irá pintar) e depois reuníamos-nos todos com calma. Que acham?

Que tal sexta feira? Ou se descartarem a ideia do jantar, porque não pedir a sala onde temos o curso e ficarmos na quinta, depois da aula?

Já disparei tudo "o que se me veio"... :)

Mais uma vez, estou contigo Mário. Embora produzir!
gui


De guifonseca a 21 de Outubro de 2008 às 02:43
"A estrutura parece-me (BOA) como base, mas podemos..."

"BOA" está invisível...


De Miguel Gomes da Costa a 21 de Outubro de 2008 às 03:36
E ir ao restaurante Nepalês naquela rua ali perto, não? Ou ao Italiano? Ponham-me comida à frente, com toalhas de papel e eu dou-vos muitos, muitos sketches. De estômago vazio é que não pode ser.


De Marta a 21 de Outubro de 2008 às 11:12
Aaaaaaaaah esperem lá rapazes que vou ter de me actualizar.
Sketch girlie e cor-de-rosa também conta, hã?! E de bola, pois que houve Europeu este ano. Eu estou a escrever mas vou ter de reler tudo que são 11h10 e já estou aceleradissima nem ponho virgulas nem nada estão a ver o estado alucinante da coisa não é?
Acho acima de tudo que é preciso este empurrão. Agora vá, é estruturar, pensar, escrever, reunir quando quiserem (eu já disse que tenho dias de férias para meter?) produzir. 'á lá ver, homen'!


De João Silva a 21 de Outubro de 2008 às 13:17
Apoio a moção. E a ideia, e o jantar. Esta 6ª é que não me deve dar jeito... E também acho que precisamos de tempo, que durante um jantar não se consegue falar disto a sério.

Um pequeno pormenor: se a coisa é intemporal, então não pode ser sobre o ano que passou, right? Porque aí continua a ter uma data. Eu acho piada à ideia deste "best of" de 2008, só queria apontar que assim não é intemporal e que talvez precisássemos de inserir clips de notícias reais para as pessoas se lembrarem do que estamos a falar, nos casos menos óbvios.

Lembrei-me que também podia ser "o último telejornal de sempre", porque o mundo ia acabar, ou algo assim.

Da minha parte tenho disponibilidade para fazer um pouco de tudo. Os meus conhecimentos de realização e edição não são muitos mas já fiz algumas coisas e também tenho algum software profissional, caso seja necessário.


De leloupfou a 21 de Outubro de 2008 às 18:27
Gosto de temporal, intemporal, 2008, último de sempre e favas com entrecosto.
Estou nessa, mas tenho um horário fecundado.


De Miguel Gomes da Costa a 21 de Outubro de 2008 às 19:31
Sem querer ser advogado do Diabo, cheira-me a entropia...
Podemos fazer uma colecção de sketches disparatados, datados ou não datados - têm é de ter piada e um fio condutor. O formato telejornal pode ser a cola que amalgama a coisa toda, mas não deve condicionar as ideias boas que forem surgindo. Nós arranjamos umas transições, mesmo que não façam sentido.


De guifonseca a 21 de Outubro de 2008 às 19:50
Sim, as transições podem ser só pés desenhados tipo cartoon a pisar vacas desenhadas tipo cartoon...

... isto dando numa de Diogo Morgado.


De Miguel Gomes da Costa a 21 de Outubro de 2008 às 20:24
Temos de fazer um sketch sobre o Diogo Morgado..ou fazê-lo aparecer algures. Ou citá-lo. Pá, o Diogo Morgado não pode escapar.
Há dois tipos de pessoas que suspiram pelo Diogo Morgado: miúdas de 14 anos e humoristas.


De Marta a 22 de Outubro de 2008 às 18:54
Hoje lembrei-me (no metro, pois) que temos música. O hotel Amazónia, adaptado pelo Miguel. Alguém toca? Alguém canta? Lembrei-me de mais coisas que não escrevi e por isso vou ter de cá voltar mais tarde.


Comentar post

mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Isto é indesmentível

Works e-v-e-r-y-t-i-m-e

Não quero saber...

Sketch: "Homem insensível...

Hello...? Anyone...?

Os sketches! Sim, outra v...

Desafio III

Lançamento do Desafio III

Inspirado em "Rússia cort...

Bom Natal!!!

arquivos

Maio 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

tags

actualidade

albatroz!

aula eduardo madeira

bebé

benfica

benfica tv

certidão

comunicados

concurso

cor-de-rosices

cor-de-rosices texto livre

desafio iii

desafio semanal

elogio funebre

escritório

homem

homem do semáforo

ip

jogos olímpicos

jorge catarino

le loup fou

maddie

mãe

mário calado

marta

miguel gomes

morte

nome de blog

non sense

notícias

óbito

parvoíces

pobres

radio

rádio

referências

religião

ricos

rodolfo

sketch

stand up

texto livre

trabalho de grupo

trabalho susana romana

tv

vídeo

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds