Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

Quando escrevi o Clube das Mães, a Fátima falou de (mais) uma coisa que as une: os babyblogs.
É verdade. Eu sigo alguns, os de pessoas normais (que eu não conheço) que têm filhos e os vêem como tal. Mas para encontrar estes passei os olhos por alguns (tantos!) outros cheios de posts babados, orgulhosos, exibicionistas.

Os piores para mim são os que são escritos na primeira pessoa. Como se fosse o bebé a falar, estãoa ver? Deprimente, não é? Realizarão que o bebé será um dia uma pessoa, e pasmai-vos, terá uma personalidade, se tudo correr bem, uma maneira própria de falar e escrever até? Que poderá eventualmente vir a ler aquele blog e precisar de psicanálise o resto da vida? Li coisas como "O meu pai é um totó". Escrito pela mãce, ou pelo próprio pai. Tão giros...
Há ainda os não menos patéticos das mãezinhas que se recusam a ser só uma mãe e chamam babyblog a um blog onde põem os seus sapatos, férias a sós com os maridos, o que toda a gente vê ser frustração projectada nos miudos e elas chamam recusar-se a ser mãe a tempo inteiro.
Depois há os das lideres e suas seguidoras. São os mais célebres e concorridos. Mães exemplares, imaculadas (too late, mas elas passam à frente empunhando o estandarte da Ordem da Profissão: Mãe) que sabem tudo assim que nasce o primeiro rebento. Não se atrapalham com uma fralda, um biberão, uma cama para mudar a meio da noite.Os comentários neste segundo tipo de blog lembram-me um espectáculo ao vivo onde o público reage: ri, chora, faz "ooooohhh", "buuuu" ou aplaude todo junto e em conjunto com a autora. Não há troca de ideias, no máximo pedidos de conselho à mestra. Personalidade nestas caixas de comentário, zero.
Os grandes temas que garantem comentários: o parto (pré, pós e, se não puder haver relato online, a descrição do mesmo é obrigatória nos primeiros três dias depois), amamentar e todos passos da evolução da cria: gatinhar, andar falar, comer sozinho. Aquelas coisas que são giras observar normalmente e que nestes blogs perdem a graça porque se tornam competições. Uma exibe o troféu - "já anda!" - e as vencidas, cabisbaixas, invadem a caixa com "parabéns", "ena! tão cedo?! que bom!", "cá em casa ainda estamos atrasados". E assim se rotula toda uma geração que tem no momento 9 meses, de calona.



publicado por João Silva às 20:24 | link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De João Silva a 22 de Outubro de 2008 às 22:34
Adoro o teu registo. É difícil não me identificar com o que escreves e como o escreves, e a cereja no topo do bolo é imaginar-te a viver essas situações, bem como os teus monólogos interiores cada vez que te deparas com uma.

Volto a insistir: escreve, só ou acompanhada, uma série baseada nas tuas experiências e poderia ser um "Extras" meets "Ugly Betty" à portuguesa, o labutar diário de uma jovem modesta e normal num mundo de tiques, facadinhas, faltas de civismo e peripécias mais.

Para terminar, uma sugestão, um blog que entretanto só vou acompanhando de vez em quando e em que já li várias entradas num estilo que identifico contigo: http://rititi.com


De fatimaferreira a 23 de Outubro de 2008 às 11:31
É mesmo isto sim senhor, Marta :) Eu de quando em vez leio um babyblog em que a mãe babada (mais ainda que a própria bebé...) escreve posts intermináveis sobre a paixão da filha por uma boneca de peluche chamada "ratinha bia". Por favor alguém me proíba de fazer comentários ou trocadilhos idiotas com isto...


Comentar post

mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Isto é indesmentível

Works e-v-e-r-y-t-i-m-e

Não quero saber...

Sketch: "Homem insensível...

Hello...? Anyone...?

Os sketches! Sim, outra v...

Desafio III

Lançamento do Desafio III

Inspirado em "Rússia cort...

Bom Natal!!!

arquivos

Maio 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

tags

actualidade

albatroz!

aula eduardo madeira

bebé

benfica

benfica tv

certidão

comunicados

concurso

cor-de-rosices

cor-de-rosices texto livre

desafio iii

desafio semanal

elogio funebre

escritório

homem

homem do semáforo

ip

jogos olímpicos

jorge catarino

le loup fou

maddie

mãe

mário calado

marta

miguel gomes

morte

nome de blog

non sense

notícias

óbito

parvoíces

pobres

radio

rádio

referências

religião

ricos

rodolfo

sketch

stand up

texto livre

trabalho de grupo

trabalho susana romana

tv

vídeo

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds