Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008
Selecção Nacional Pós-Scolari (“Era Queirós”)
(Tema do texto livre na aula do Roberto Pereira)

Substituir Scolari na Selecção Nacional foi uma tarefa difícil. Inicialmente, com alguns nomes em cima da mesa, tais como Zico, porque falava português, João Pinto porque estava habituado a socar o adversário e José Saramago porque era estrangeiro, a escolha era óbvia e recaiu sobre Carlos Queirós. Este, além de apelido de escritor, já teve bigode e até pode voltar a deixá-lo crescer. Por outro lado, o seu palmarés é invejável: bicampeão de juniores, quando a Selecção Nacional nas camadas jovens nunca ganhara nada, a Taça de Portugal pelo Sporting depois deste passar 13 anos sem qualquer título, e por fim o apuramento falhado da Selecção Nacional para o Mundial de 94, tal como fez a maioria dos seus antecessores portugueses. Por isso, a sua vinda para a Selecção é completamente justificada e promete seguir uma tradição. Além disso, segundo palavras do próprio seleccionador nacional: “Já fazia falta um treinador que se apresentasse em campo de fato e gravata.”

Porém, este seleccionador não fez o percurso típico dos outros treinadores, ou seja, não foi jogador. Normalmente conhecido por professor Queirós, espera-se que ele ensine os jogadores da Selecção Nacional a jogarem futebol. Mas isso não deixa de desiludir o professor, pois os jogadores jogam nos seus clubes, mas têm de ter explicações na Selecção Nacional. Isto já parece um país do terceiro mundo, mas só se excluirmos o Brasil, a Argentina e a França, salienta Queirós. Quando relembrado que a França não é um país do terceiro mundo, o professor não se furtou a esclarecimentos:

– Diga-me lá onde é que nasceu a maioria dos jogadores da selecção francesa?

No entanto, apesar da boa vontade pedagógica de Queirós, Ricardo foi considerado como um caso perdido, e já que em jovem desejava ser avançado, talvez devesse ter optado por essa posição, uma vez que na Selecção a sua prestação já salvou a equipa mais vezes a marcar do que a defender. As esperanças na defesa da baliza da Selecção Nacional estão depositadas em Quim, mas o seleccionador está a equacionar deixar esse lugar vago, porque depois de Vítor Baía, Ricardo e agora de Quim, estar lá alguém ou não, é a mesma coisa.

A lista dos seleccionados de Queirós é, no entanto, mutável. Tendo isso em conta, ele pondera seleccionar os irmãos Guedes, porque tem piada lá ter mais dois manos e assim só se chama um encarregado de educação, mas também porque o seleccionador está de olho em outros campeonatos. Pois a par com Miguel Veloso e Nuno Gomes aumentariam a beleza do plantel e, desta forma, a equipa poderia concorrer de igual para igual com a Squadra Azura no concurso das selecções com homens mais bonitos e assim haveria uma competição na qual a Itália não ficaria sempre à nossa frente. Além do upgrade em beleza, a equipa ganharia ainda com os irmãos Guedes a vantagem destes não perderem lances para ajeitar a bandelete ou desviar os cabelos dos olhos.

Numa consulta aos adeptos fervorosos da Selecção Nacional, eles afirmaram que já vai sendo tempo de mudar o slogan: Em cada janela uma bandeira, para: Em cada mesa-de-cabeceira um sonífero, já que após um jogo da selecção só assim se consegue dormir.

Queirós, quando há 15 anos deixou a selecção, afirmou ao sair: “É preciso limpar a porcaria que há na Federação”, resta agora saber se a Federação está limpinha, ou se ele, não conseguindo vencer a sujidade se juntou a ela. Com essa dúvida também ficou Ferguson, que lamentando a saída do seu adjunto deu-lhe dois presentes na despedida: um pacote de detergente OMO, pois branco mais branco não há e um bilhete de volta na Easyjet.


publicado por João Silva às 01:03 | link do post | favorito

De Marta a 11 de Outubro de 2008 às 20:59
nope, sócia desde 92, simpatizante toda a vida. Lugarzinho com vista directa para os livres do Bruno Alves (Humpf...), falhanços de Veloso, penalties falha/não falha de Moutinho. :D


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Isto é indesmentível

Works e-v-e-r-y-t-i-m-e

Não quero saber...

Sketch: "Homem insensível...

Hello...? Anyone...?

Os sketches! Sim, outra v...

Desafio III

Lançamento do Desafio III

Inspirado em "Rússia cort...

Bom Natal!!!

arquivos

Maio 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

tags

actualidade

albatroz!

aula eduardo madeira

bebé

benfica

benfica tv

certidão

comunicados

concurso

cor-de-rosices

cor-de-rosices texto livre

desafio iii

desafio semanal

elogio funebre

escritório

homem

homem do semáforo

ip

jogos olímpicos

jorge catarino

le loup fou

maddie

mãe

mário calado

marta

miguel gomes

morte

nome de blog

non sense

notícias

óbito

parvoíces

pobres

radio

rádio

referências

religião

ricos

rodolfo

sketch

stand up

texto livre

trabalho de grupo

trabalho susana romana

tv

vídeo

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds